domingo, 3 de agosto de 2008

Corvina (Micropogonias furnieri)


Image

Nome popular: Corvina Nome científico: Micropogonias furnieri

Habitat: Podem ser encontradas em toda a faixa litorânea brasileira, bem como na costa oeste paranaense, onde a Pescada Piauí foi introduzida e é chamada de Corvina. Vivem em locais com fundo arenoso, normalmente em cardumes não muito numerosos.

Técnicas de pesca: Caso se queira pescar Corvinas de praia, deve-se utilizar varas com comprimento variando entre 2,10m e 4,20m, molinete ou carretilha com capacidade de armazenamento de 150m de linha de 0,25mm a 0,30mm de diâmetro, com um chicote de 0,40mm para dois anzóis tipo 4330 tamanho 2/0 a 3/0, chumbadas tipo pirâmide cujo peso deve variar com a distância do arremesso e correnteza da maré.

Para a pesca de praia, os melhores locais são os alagamares e canais de praia, sendo as melhores iscas os camarões, sardinhas, manjubas e corruptos, preferencialmente vivos.

Para se pescar embarcado, deve-se utilizar equipamento de ação média, composto por uma vara para linhas de 8 a 17Lbs, molinete ou carretilha com capacidade para armazenar 100m de linha de 0,30mm de diâmetro e anzóis de tamanho 1/0 a 4/0. A chumbada deve correr na linha. Em regiões litorâneas deve-se utilizar as mesmas iscas da pesca de praia, porém na costa oeste do Paraná as melhores iscas são o lambari vivo e o camarão de água doce.

Dica: Na pesca embarcada, o silêncio é fundamental. Na pesca de praia, deve-se arremessar no canal, que é facilmente localizado pela arrebentação das ondas. O início da arrebentação marca o final do canal.

Melhores épocas: Meses de outubro, novembro e dezembro.

Tamanho mínimo: 25cm

Retirado do site: www.peska.com.br

2 comentários:

cebula disse...

Olá Amigo.
Se for usar a imagem direto do meu site (www.peska.com.br) favor pelo menos citar a fonte.
Sim... se vc clicar o botão direito sobre a imagem da corvina e olhar as propriedades vai ver que está puxando a imagem do meu site.
Não é justo que seus visitantes usem a minha banda para enriquecer seu blog e vc não coloque nem uma citação pelo menos, né camarada?

Abraços!

cebula disse...

Grato pela citação...