quarta-feira, 23 de julho de 2008

Dicas de pesca de praia


A Pesca de Papa-Terra

O Papa-terra predomina em todo o litoral brasileiro e está amplamente distribuído na costa, podendo ser encontrado do Oiapoque ao Chuí. É pescado o ano todo, mas a melhor época é durante o período do verão, visto que o peixe encosta mais, além de permitir ao pescador ficar confortavelmente dentro d’água. Os nomes vulgares variam muito de uma região para outra: Betara, Embetara, Perna-de-Moça, Papa-Terra, ect...

A nossa costa é freqüentada por dois tipos de Papa-Terra. Um tem coloração de prata clara com o dorso escuro e costuma freqüentar mais os ambientes de praias arenosas
[ Menticirrhus americanus ]; o outro tem cor prata escura com o dorso e a lateral da cabeça arroxeados [ Menticirrhus litoralis ]. Ambos possuem carne branca de excelente sabor. Os locais preferenciais desse peixe são na cabeça de barrancos dos canais que se formam no sentido longitudinal de praias rasas, identificados no visual como o lugar onde as ondas quebram, revolvendo o fundo e consequentemente expondo os alimentos.

A pesca pode ser feita com material mais leve no primeiro canal. Este é constituído por uma vara de comprimento variando entre 2,7 a 3,0 metros, com capacidade para arremessar
[ Casting ] chumbos do tipo pirâmide [ para praias rasas ] de 30 a 60g, a escolha varia em função das condições do mar e a ação vai depender do gosto pessoal. O conjunto de girador acoplado ao snap, para prender o chumbo, é de número 6. O molinete ou carretilha deve ter capacidade para armazenar cerca de 200 a 250 metros de linha 0,20mm. A linha do arranque deve ter comprimento igual a duas vezes o tamanho da vara com diâmetro em torno de 0,35mm. Os chicotes são confeccionados com linha 0,40mm e rotores de engate rápido para dois anzóis; as pernadas [ linha que prende o anzol no chicote ] utilizadas são de linha 0,35 com a superior medindo 30 cm e a inferior, 50 cm. Anzóis do tipo Hansure de número 6 a 8.

O material mais pesado será utilizado no segundo e terceiro canais; é constituído por varas de 3,6 metros, com capacidade de casting entre 40 a 150g de chumbo do tipo pirâmide, presos no chicote por um conjunto de giradores e snap. Nunca supere a capacidade de casting indicada na haste da vara. O molinete ou a carretilha deverá possuir capacidade de 250 a 300 metros de linha 0,25mm. O arranque é feito com linha 0,45; o chicote de linha 0,50mm é feito com dois rotores de engate rápido, com as pernadas de linha 0,45 , sendo que o comprimento da superior terá algo em torno de 30 cm e a inferior, 50 cm. O anzol é do tipo Maruseigo, de números 14 e 16.
As melhores iscas para o Papa-Terra são a minhoca de praia e o corrupto, ambos pegos no local da pescaria, nas praias rasas, durante a maré baixa [ consulte a Tábua das Marés ]. Para pegar a minhoca, passe um saco contendo restos de peixes no filme de água, atraindo a minhoca para a superfície da areia. Mantenha-a atraída com um pedaço de peixe e com a outra mão pegue-a firme e puxe para fora. Ela mede cerca de 1 metro de comprimento e 5mm de diâmetro, mas o melhor pedaço para se pescar são os primeiros trinta centímetros a partir da cabeça. Somente capture as minhocas de cabeça preta, porque as de cabeça rosa são novas e quebram com facilidade.

O corrupto é facilmente localizado a partir de pequenos furos que emitem um jato de água com areia. Utilize uma bomba de sucção para retirar o crustáceo da galeria. Se não for possível conseguir essas iscas, pode-se substituí-las por camarão sete barbas descascado. Aqui no Sul, outra excelente isca é um molusco conhecido como Marisco branco ou cernambi, capturado na areia próximo a linha d’água. Para encontrá-lo, caminhe paralelamente a linha d’água limite da maré alta e localize dois pequenos furos distantes um do outro aproximadamente 3mm e cave cerca de 10 cm.

Os toletes ou filés de Papa-Terra constituem uma excelente isca para a pesca de Cações e Raias na praia. Para consumo devemos levar somente o necessário e peixes acima dos 25 cm , pois com esse comprimento já efetuou pelo menos um ciclo de reprodução.

Retirado do site: www.edpesca.kit.net


Nenhum comentário: